O mundo corporativo atual está cada vez mais competitivo, admitindo menos falhas por parte das corporações e dos gestores. Por isso, empresas que não adotam o outplacement estão mais expostas em diversos aspectos.
Primeiro lugar, sobretudo, tem relação com a exposição negativa da marca. Uma companhia que não se preocupa em implementar ações humanizadas no processo de desligamento de colaboradores tende a criar uma imagem menos voltada ao apoio social em um momento de transição.
Além disso, existem outros problemas e desafios quando a demissão humanizada não faz parte da política corporativa. Pode ocorrer impacto no e um ambiente de trabalho para os funcionários que permanecem.
Por outro lado, o programa de outplacement, quando bem implementado, pode favorecer sua empresa e os ex-colaboradores em vários aspectos. Continue a leitura e saiba mais!
Por que o outplacement é relevante no ambiente corporativo?
Ao longo dos anos, as organizações precisaram revisar suas políticas internas e se adaptar às novas tendências do mercado. Já se sabe que uma marca forte e responsável socialmente tem maior ao mercado consumidor.
Ou seja, os consumidores, assim como as empresas parceiras e stakeholders tendem a olhar com mais cuidado para as organizações que mostram seu lado humanizado. Além disso, uma corporação se torna mais produtiva quando o clima organizacional está saudável e quando os colaboradores estão satisfeitos.
Nesse caso, a satisfação deriva também de uma política de gestão transparente, que indica como as empresas lidam com as contratações e demissões de funcionários.
3 benefícios do programa de outplacement
1. Maior facilidade na recolocação no mercado
Quando recebe o aviso de demissão, normalmente o colaborador se sente desprotegido e desorientado. Depois do impacto inicial, vem a fase da preocupação e da sensação de impotência e até de despreparo para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho.
Mas os programas de outplacement oferecem uma nova visão, pois a transição na carreira é planejada com cuidado, seguindo as necessidades do ex-colaborador.
2. Fortalecimento emocional
Além da orientação prática sobre como conduzir o novo momento na carreira e sobre as formas de aproveitar e criar melhor as oportunidades profissionais, os ex-colaboradores são apoiados emocionalmente.
Isso os permite, de fato, entender que não há “culpados” no processo de desligamento. Consequentemente, os ex-colaboradores removem a pressão externa sobre eles e conseguem encarar os desafios vindouros com mais foco, persistência e confiança.
3. Descoberta de novas habilidades e potencialidades
Na maioria das vezes, a demissão impulsiona os ex-funcionários para as suas verdadeiras potencialidades. Muitos profissionais passam anos realizando suas tarefas sem nenhum novo aprendizado. Assim, deixam de desenvolver habilidades extras e de enxergar oportunidades melhores no mercado de trabalho.
O outplacement colabora nesse cenário mostrando ao ex-colaborador como ele pode se dedicar à descoberta de seus pontos fortes para executar atividades que promovam satisfação e que estejam alinhadas ao propósito pessoal de cada um.
Implemente o outplacement na sua empresa!
Embora nenhum processo de desligamento seja isento de estresse, as soluções de recolocação podem ajudar as empresas a mitigar muitos dos impactos negativos. É por isso que muitas empresas fornecem serviços de outplacement e suporte à transição de carreira para que os ex-funcionários encontrem novos desafios com mais rapidez e facilidade.
Uma forte marca empregadora é fundamental para atrair os melhores talentos e, neste mercado de trabalho, isso tem um peso relevante. Pense nisso! E conte com a Career Group para implementar a demissão humanizada na sua organização!