Demissão humanizada é o novo coaching?

A ideia da demissão humanizada é que, mesmo em momento de crise, a companhia possa agir com dignidade em relação ao funcionário desligado e adotar medidas que amenizem as consequências jurídicas, financeiras e de imagem desse momento.

Nos últimos anos, as piadas sobre coaching inundaram as redes sociais. Independentemente da sua área de atuação, algum meme ou “frase motivacional” sempre vem à nossa mente. Os dizeres sobre “demissão saudável”, inclusive, viralizaram na internet por meio de uma postagem no LinkedIn onde um gestor “presenteia” o funcionário com uma cesta de chocolate em seu desligamento.

Este acontecimento fez surgir na internet diversas outras histórias e absurdos das demissões que cada vez mais viram piadas. A exemplo da recém “demissão remunerada”, onde o funcionário demitido enviou um e-mail para centenas de colegas com um cupom de desconto para compras, batendo sua meta de vendas no mês, mesmo nesta condição.

No entanto, esses memes escondem um tema sério: o que, de fato, é uma demissão humanizada (se é que existe uma) e por que falamos tanto sobre ela somente agora?

A real demissão humanizada deve ser um processo mais respeitoso e empático que a empresa faria com os seus funcionários. A ideia é que, mesmo em um momento de crise, a companhia possa agir com dignidade e adotar medidas que possam amenizar inclusive as consequências jurídicas, financeiras e de imagem desse momento. E acredito que principalmente pelas consequências de imagem é que hoje tanto falamos desse tema.

Segundo pesquisa do Latin American Journal of Business Management, as empresas gastam quatro vezes mais nos processos de onboarding (chegada dos funcionários) que no offboarding (saída dos funcionários). O mesmo estudo aponta que a demissão de uma forma digna beneficia tanto a companhia quanto o colaborador, sendo que 70% dos profissionais conseguem emprego após seis meses da demissão. Além disso, chega a diminuir em até 15% os processos por parte dos ex-colaboradores.

Assim, quando bem feita a demissão, as empresas demonstram preocupação e cuidado com seus funcionários, mesmo durante um processo delicado de desligamento. Sei que as piadas de demissão humanizada irão continuar, mas é importante as empresas olharem esse tema de uma forma séria para que sua imagem não seja danificada e para que os ex-funcionários possam se recolocar o mais rápido possível.

Redigido por Fábio Cassettari, sócio-diretor do Career Group

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