Logo Career Group

Blog

A importância da condução do desligamento humanizado

A importância da condução do desligamento humanizado

O desligamento de um colaborador da empresa onde atua não precisa ser algo traumático e sim o mais empático possível. A reunião de desligamento surgiu para, justamente, promover um “final de ciclo” mais respeitoso e leve para ambas as partes. 

A reunião baseada em algumas estratégias de gestão permite que o colaborador inicie sua mudança de carreira de forma mais encorajada e positiva. 

Sabendo disso, é essencial que as organizações conheçam mais sobre o desligamento humanizado e formas de implementar a ação na empresa. 

Desligamento humanizado: o que é? 

O desligamento humanizado, é atualmente a melhor estratégia para executar o desligamento do colaborador de modo mais tranquilo e positivo. 

Trata-se de um procedimento de demissão com intuito de amenizar a carga de emoção negativa que permeia esse momento. Afinal, por mais que ambas as partes estejam preparadas, a demissão sempre causa algum desconforto para um dos lados. 

Além disso, vale lembrar que existem implicações legais, práticas e psicológicas envolvidas em todo o processo de desligamento. 

Portanto, quanto maior o nível de respeito, empatia e auxílio houver, maiores são as chances de se obter um desligamento sereno e com repercussões positivas.

Quando surgiu essa estratégia?

A demissão humanizada, também chamada de outplacement, surgiu nos Estados Unidos na década de 1960. 

Nos anos 1980, o conceito chegou ao Brasil e ganhou mais força a partir dos anos 2000, quando a estratégia de recursos humanos passou a ser executada por mais empresas.

Durante a pandemia de COVID-19, houve a necessidade de implantação do procedimento humanizado para contornar as consequências negativas das demissões em massa no mundo todo.

Apoio e valorização profissional na demissão humanizada

Entre as principais premissas do desligamento humanizado estão o apoio moral e a valorização do profissional. 

A demissão, principalmente de profissionais com longos anos de dedicação, por vezes provoca uma enorme insegurança nos demitidos acerca de seu próprio valor e capacidade laboral. 

Então, é nesse momento que a entrevista de desligamento humanizado, com base em ferramentas específicas, promove a “conciliação” na demissão, oferecendo benefícios como: 

  • Apoio moral e valorização das habilidades do profissional desligado;
  • Suporte para uma recolocação profissional, por meio de planejamento de carreira estruturado;
  • Orientação no preparo de currículo;
  • Feedback comportamental;
  • Auxílio na formação de um bom networking;
  • Preparação para entrevistas;
  • Negociação da remuneração.

Como conduzir uma entrevista para mapear informações pós desligamento

Independentemente da demissão voluntária ou por decisão da empresa, conduzir uma entrevista de desligamento não é tarefa simples. É preciso ter empatia, usar as palavras certas e, sobretudo, estar preparado(a). 

Além disso, você pode seguir as dicas da Career, empresa de outplacement especializada em demissão humanizada. Separamos abaixo algumas perguntas que você pode utilizar em seu questionário na coordenação da entrevista de desligamento:

  • Como era seu relacionamento com seu gestor?
  • Como era seu relacionamento com a sua equipe de trabalho?
  • Pode apontar algumas falhas observadas na gestão de pessoas (na visão do profissional)?
  • Acredita que a remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa são satisfatórios? 

Por fim, se precisar, busque a orientação de uma empresa de outplacement mais experiente como a Career!

Tags :
demissão humanizada,empresa de outplacement

Compartilhar isso:

Ligue pra gente

Gostou do nosso conteúdo e gostaria de falar com a gente?

Entre em contato conosco através do nosso telefone e email.