O Fenômeno da Longevidade e o Tsunami Prateado

Você já ouviu falar do Tsunami Prateado? Esse termo está relacionado à longevidade, que a cada dia nos presenteia na conquista de uma vida mais longa e com qualidade. Estamos sendo presenteados com mais anos de vida como nunca ocorreu na humanidade e esse fenômeno só tende a crescer nas próximas gerações.

Com as novas tecnologias, os bebês que nascem agora viverão cada vez mais e chegarão à velhice cada vez mais saudáveis. Um novo rol de descobertas e técnicas que começam a passar pelas empresas, startups e universidades, como medicamentos que tratam apenas as células doentes, edição genética, robótica e inteligência artificial, nos levará a uma revolução e a um marco inédito na nossa existência.

Segundo dados da ONU divulgados recentemente, o mundo terá mais de 21 milhões de pessoas com 100 anos ou mais, e o Brasil multiplicará sua população de centenários até o final do século.

Ainda segundo a ONU, o mundo conta com 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos e esse número só deve aumentar. Até o meio do século XXI, a população sênior deve ultrapassar a marca de 2,1 bilhões de pessoas. O avanço, inclusive, superou as expectativas do IBGE, que apontava que o Brasil alcançaria 30 milhões de idosos em 2025, marca atingida já em 2018.

Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas indicam que os consumidores seniores já representam quase 20% do consumo, o que representa aproximadamente R$ 1,6 trilhão. Seremos tratados de forma muito mais personalizada por meio de recursos que cada vez mais estarão disponíveis.

Com todo esse cenário vamos ter um bônus na longevidade e, com isso, surge o mercado prateado, pois um tsunami de longevos vem aí e por consequência, novos negócios.

O resultado desse tsunami prateado vai ter grande impacto no mercado, porque a nova geração de grisalhos tem mais recursos financeiros e é exigente. Certamente será nos serviços de saúde que as maiores evoluções ocorrerão primeiro.

O mercado passa por serviços integrados e personalizados: vitalidade, bem-estar, qualidade de vida, saúde física e emocional, aconselhamento financeiro, lazer, hobbies, novas atividades remuneradas ou não. Esse mercado pode representar uma grande oportunidade para as organizações capazes de avaliar, entender e suprir suas demandas e desejos específicos, levando-se em conta também a funcionalidade.

Esta geração têm um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associadas aos jovens. De acordo com projeções da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, em 2050 o número de prateados no Brasil passará de 68,1 milhões, enquanto as crianças e adolescentes com até 14 anos serão 18,8 milhões. A queda da natalidade é uma realidade que aumenta o tsunami prateado.

Envelhecer não significa deixar de se relacionar com as diferentes gerações e mindsets. Há anos se categorizam as diferentes gerações como baby boomers X,Y,Z, millenium. E agora surge um novo elemento: a geração perennial.

O conceito de perennials – cuja tradução é literal: perenes – surgiu como um contraponto à tendência de categorizar as gerações por idade e características relacionadas ao seu tempo, mais especificamente aos millennials ou à geração Y. 

Os perennials não pertencem a uma geração específica: são indivíduos de qualquer idade, atualizados tecnologicamente e com amigos também de qualquer idade. Estes indivíduos, cujos estilo de vida contém gostos e hábitos de diversas faixas etárias, não se atém a aspectos cronológicos, mas sim em identidade social.  

Os perennials representam um novo “lifestyle ageless” – estilo de vida sem idade ou atemporal com vontade de viver, se reinventar, ousar, desenvolver novas habilidades e ter novas experiências. Seu diferencial é quebrar estereótipos sobre a idade cronológica, assumindo novos desafios e até construindo novos negócios com outras gerações. E aí que a experiência faz toda diferença, em especial, o seu papel de mentor.  

O mindset de uma aposentadoria total em um mercado repleto de oportunidades parece obsoleta e desconectada da realidade para quem faz parte desse público em que a vida é um contínuo aprendizado. Onde a capacidade de adquirir novos conhecimentos, habilidades, desafios e exercitar a curiosidade os motiva a seguir em frente e evoluir a qualquer tempo.

O conceito de uma única longa experiência e carreira não se aplica mais a este grupo e nem para as demais gerações. Em resumo, é preciso estar abertos para transformar nossas carreiras, ideias e conceitos. Devemos valorizar mais a sabedoria, a experiência e a maturidade, elementos importantíssimos para nosso próprio desenvolvimento enquanto pessoas e sociedade.

Envelhecer tem que ser visto como um privilégio e não como um fardo. O tsunami prateado está chegando, não pode ser detido e muitos já estão construindo novos negócios para esta geração.

As oportunidades estão aí. E para conhecê-las, faça amigos maduros, entenda que a vida é cíclica e inicie novas coisas. Projetos ao longo da vida é uma jornada de aprendizados e realizações.

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