Você já ouviu falar do Tsunami Prateado? Esse termo está relacionado à longevidade, que a cada dia nos presenteia na conquista de uma vida mais longa e com qualidade. Estamos sendo presenteados com mais anos de vida como nunca ocorreu na humanidade e esse fenômeno só tende a crescer nas próximas gerações.
Com as novas tecnologias, os bebês que nascem agora viverão cada vez mais e chegarão à velhice cada vez mais saudáveis. Um novo rol de descobertas e técnicas que começam a passar pelas empresas, startups e universidades, como medicamentos que tratam apenas as células doentes, edição genética, robótica e inteligência artificial, nos levará a uma revolução e a um marco inédito na nossa existência.
Segundo dados da ONU divulgados recentemente, o mundo terá mais de 21 milhões de pessoas com 100 anos ou mais, e o Brasil multiplicará sua população de centenários até o final do século.
Ainda segundo a ONU, o mundo conta com 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos e esse número só deve aumentar. Até o meio do século XXI, a população sênior deve ultrapassar a marca de 2,1 bilhões de pessoas. O avanço, inclusive, superou as expectativas do IBGE, que apontava que o Brasil alcançaria 30 milhões de idosos em 2025, marca atingida já em 2018.
Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas indicam que os consumidores seniores já representam quase 20% do consumo, o que representa aproximadamente R$ 1,6 trilhão. Seremos tratados de forma muito mais personalizada por meio de recursos que cada vez mais estarão disponíveis.
O resultado desse tsunami prateado vai ter grande impacto no mercado, porque a nova geração de grisalhos tem mais recursos financeiros e é exigente. Certamente será nos serviços de saúde que as maiores evoluções ocorrerão primeiro.
O mercado passa por serviços integrados e personalizados: vitalidade, bem-estar, qualidade de vida, saúde física e emocional, aconselhamento financeiro, lazer, hobbies, novas atividades remuneradas ou não. Esse mercado pode representar uma grande oportunidade para as organizações capazes de avaliar, entender e suprir suas demandas e desejos específicos, levando-se em conta também a funcionalidade.
Esta geração têm um estilo de vida e hábitos de consumo que eram, há três décadas, associadas aos jovens. De acordo com projeções da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, em 2050 o número de prateados no Brasil passará de 68,1 milhões, enquanto as crianças e adolescentes com até 14 anos serão 18,8 milhões. A queda da natalidade é uma realidade que aumenta o tsunami prateado.
Envelhecer não significa deixar de se relacionar com as diferentes gerações e mindsets. Há anos se categorizam as diferentes gerações como baby boomers X,Y,Z, millenium. E agora surge um novo elemento: a geração perennial.
O conceito de perennials – cuja tradução é literal: perenes – surgiu como um contraponto à tendência de categorizar as gerações por idade e características relacionadas ao seu tempo, mais especificamente aos millennials ou à geração Y.
Os perennials não pertencem a uma geração específica: são indivíduos de qualquer idade, atualizados tecnologicamente e com amigos também de qualquer idade. Estes indivíduos, cujos estilo de vida contém gostos e hábitos de diversas faixas etárias, não se atém a aspectos cronológicos, mas sim em identidade social.
Os perennials representam um novo “lifestyle ageless” – estilo de vida sem idade ou atemporal com vontade de viver, se reinventar, ousar, desenvolver novas habilidades e ter novas experiências. Seu diferencial é quebrar estereótipos sobre a idade cronológica, assumindo novos desafios e até construindo novos negócios com outras gerações. E aí que a experiência faz toda diferença, em especial, o seu papel de mentor.
O mindset de uma aposentadoria total em um mercado repleto de oportunidades parece obsoleta e desconectada da realidade para quem faz parte desse público em que a vida é um contínuo aprendizado. Onde a capacidade de adquirir novos conhecimentos, habilidades, desafios e exercitar a curiosidade os motiva a seguir em frente e evoluir a qualquer tempo.
O conceito de uma única longa experiência e carreira não se aplica mais a este grupo e nem para as demais gerações. Em resumo, é preciso estar abertos para transformar nossas carreiras, ideias e conceitos. Devemos valorizar mais a sabedoria, a experiência e a maturidade, elementos importantíssimos para nosso próprio desenvolvimento enquanto pessoas e sociedade.
Envelhecer tem que ser visto como um privilégio e não como um fardo. O tsunami prateado está chegando, não pode ser detido e muitos já estão construindo novos negócios para esta geração.
As oportunidades estão aí. E para conhecê-las, faça amigos maduros, entenda que a vida é cíclica e inicie novas coisas. Projetos ao longo da vida é uma jornada de aprendizados e realizações.